quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Informação arquivística é toda aquela avaliada como tal?

A afirmação do título foi o primeiro post deste blog, lá pelos idos de 2007. O que posso dizer sobre ela? Usei na prova de gestão e quase fui reprovado; nunca parei para pensar muito sobre o que ela poderia significar.

Informação arquivística é toda aquela avaliada como tal

O que pode-se inferir disso?

1 – Informação arquivística – Deve ser orgânica, ou seja, criada ou recebida na consecução das atividades (meio ou fim) da instituição.

2 – Avaliada – Avaliação pressupõe identificação (ou atribuição, se pensarmos em construção) de valor, destinação. Então, em acordo com a afirmação, seria uma informação com sua destinação já definida, mesmo que não identificada como permanente, de modo que essa afirmativa não milita junto à teoria anglo-saxonica de que arquivo é só o permanente.

Logo, a informação arquivística de que tratamos nesse momento, seria toda aquela produzida ou recebida (ou, quem sabe, pesquisada) na consecução das atividades da empresa e que foi avaliada como pertencente ao arquivo.



Por que essa ressurreição dessa maldita afirmação que quase me reprovou?

No meu trabalho estamos fazendo a organização do “share drive”, um daqueles problemáticos drives em rede onde as pessoas compartilham todo tipo de documento (dentro ou fora de um fluxo de trabalho) podendo se encontrar planilhas, plantas relacionadas diretamente a algum trabalho ou fotos do último torneio de tênis da empresa. A meta é transferir essa informação para um SIGAD, de forma a torná-la controlada (rastreada, preservada, pesquisável e acessível).

Chegar a conclusão de quais planilhas, plantas, cartas e outros documentos são obviamente arquivísticos e retirá-los do share drive e colocá-los no SIGAD não é tarefa muito difícil, mas e as fotos do torneio de tênis, do futebol, congresso e confraternização de final de ano?

Elas não seriam, de certa forma, orgânicas? Elas não são sub-produto, registro, prova de um serviço descrito em contrato – este arquivado-?

Elas não representam, ao seu modo, parte da identidade da empresa?

E o valor afetivo que elas contêm?

Indo ao AN você não encontra fotos de congressos, encontros e outras semelhantes?

Por conta das atividades da empresa onde trabalho, encontramos arquivados junto a outros documentos (no SIGAD), fotos de equipamentos comprados e serviços realizados.


...

Um SIGAD, geralmente, recebe documentos já com sua destinação atribuída. Como as fotos do “share drive”, obviamente, não entraram no SIGAD... bem, o que mais eu poderia dizer?

domingo, 10 de janeiro de 2010

A eminente falência do Jamendo

Segundo informações acessadas nesse site, o Jamendo, plataforma de compartilhamento e negociação de música em Creative Commons, corre sério risco de falência. Quando foi idealizado, tinha como um de seus objetivos financeiros conseguir fazer uma venture com o site "mangrove" para conseguir fundos. Quase três anos se passaram e nada aconteceu. Aparentemente tem se mantido somente com a participação que tem nos programas comerciais, publicidade e doações.
...
No site acima, é possível encontrar diversos pontos de vista; uns acham que o Jamendo já vai tarde; outros creem que devemos aumentar as doações na tentativa de salvá-lo.

Sem entrar na discussão do "já vai tarde" ou "não se vá", fato é que o Jamendo trouxe novas formas de negócio que poderiam ter funcionado muito bem. Ele tentou unir o útil (uso pessoal gratuito) ao agradável (uso comercial remunerado).
...
Aproveito para enumerar outros sites de distribuição de música em Creative Commons, que, para o bem ou para o mal, não trazem o fator (expectativa) comercial, servem apenas para compartilhar música. Eu provavelmente utilizarei algum deles no meu próximo album que está no forno.
http://www.sectionz.com
http://sutros.com
http://soundcloud.com
...
...
São nem dez horas de domingo, não vou extender esse post com especulações sem fim! ;-D
>


> Só para esclarecer, escreví eminente, ao invés de iminente, de caso pensado! :-)

  ©Template por Dicas Blogger Modificado por mim!

TOPO